Você costuma viajar pela internet? Acredito que sim, pois navegar é preciso! Sabemos que hoje em dia, vários serviços são fornecidos via web, nos trazendo muita praticidade. Além disso, conhecer lugares, estabelecer comunicação com amigos, tratar de negócios, tudo isso ficou mais fácil, com o advento da internet e a sua popularização.

Mas uma questão é importante levantarmos: você fica tranquilo utilizando a rede mundial de computadores ou preocupado com a possibilidade de outras pessoas mal intencionadas verem suas informações? 

Cuidados ao navegar via internet

Sabemos que, assim como na vida real, no mundo virtual existem perigos e ameaças. Para se preservar de acontecimentos indesejáveis, o usuário deve ter sempre a preocupação com o que faz e como faz, através da rede mundial de computadores. Ainda, para manter a privacidade na navegação, o usuário tem ao seu alcance uma ferramenta chamada navegação anônima.

Navegação anônima

Preocupados com a sua privacidade, alguns usuários preferem utilizar o modo de navegação, até pouco tempo não muito conhecido, chamado anônimo, também renomado como privado. Esse é mais um tipo de ferramenta tecnológica que possibilita que os nossos acessos não deixem evidências. 

Ideia errônea que apenas usuários maliciosos usam a navegação anônima

Esse é um paradigma criado que, com certeza, aos poucos está desaparecendo. Usar a navegação anônima nem sempre é sinônimo de querer se esconder para realizar atividades ilícitas. Na verdade, o grande uso deste tipo de navegação é justamente por aquela pessoa que se preocupa com a imensidão de problemas que poderá ter, caso seus dados pessoais ou informações um tanto privadas sejam acessados por usuários não autorizados.

Rastros deixados pelos usuários

Normalmente, ao utilizarmos um equipamento computacional para pesquisas, operações ou uma simples viagem aleatória pela internet, o que fazemos acaba ficando gravado na memória da máquina. Ou seja, acabamos deixando rastros

Nem todas as informações são deletadas

Isso mesmo, caro leitor, mesmo no modo de navegação privada, algumas informações ainda podem ser vistas, por um público específico, como um serviço de WEB. Isso mesmo, um dos principais rastros deixados é o nosso endereço IP, que acaba sinalizando em qual local estamos.

Quem fornece a navegação privada?

Praticamente, todos os navegadores ou os mais conhecidos, cada um utilizando um nome, mas todos com o mesmo objetivo; que é ocultar suas ações na web, impedindo que outros usuários acessem, fisicamente o seu computador e invadam a sua privacidade. Isso não impede

Navegar de forma anônima vale a pena?

No meu caso, tenho certeza que sim, pois compartilho meu equipamento computacional com outras pessoas. Confesso que não tenho nada a esconder mas algumas informações, com certeza, são muito pessoais. Então eu me sinto seguro utilizando o modo de navegação anônima. Vale lembrar que a navegação privada não impede que o meu provedor de internet veja por onde andei na web. Ainda assim, mesmo com algumas limitações, vale a pena navegar de forma anônima, principalmente em computadores compartilhados com outros usuários

 

Related Posts